Como Fazemos

O emprego da metodologia sistêmica permite abordar em profundidade o tema em estudo e produz diagnóstico acurado fundamentado em dados rastreáveis e passíveis de demonstração por meio de registros técnicos. 

Tanto no desenvolvimento de projetos de pesquisa como nos serviços de consultoria e assessoria em gestão e marketing, empregamos métodos e técnicas consagrados, onde todas as etapas são executadas com absoluto rigor técnico.

Projeto de pesquisa

Para o desenvolvimento de um projeto de pesquisa damos atenção especial à distribuição das amostras, nos orientando pela localização geográfica, densidade e grade de perfil do público alvo, de modo a garantir a proporcionalidade em todos os parâmetros relevantes.

Durante a coleta de dados, quando presencial, além do filtro estabelecido pelo perfil social com as variáveis de gênero, idade, escolaridade e outros, a seleção do domicílio a ser abordado é feita de acordo com o padrão dos imóveis existentes na região onde as entrevistas serão aplicadas.

Quando por telefone, normalmente fazemos uso de listagens, sejam elas emitidas pelo cliente, por terceiros ou oriundos de nosso próprio banco de dados, com as respectivas segmentações.

Para garantir a isenção, a imparcialidade e a transparência das pesquisas realizadas, todas as etapas contam com supervisão direta, de modo a garantir a aplicação integral dos quesitos técnicos, que são fundamentais para o desenvolvimento e controle de um projeto.

Entre os quesitos técnicos mais relevantes destacamos o plano de coleta, a logística, a coleta de dados, a checagem e a validação de conteúdo das entrevistas, que representam os principais fatores para assegurar a qualidade da informação obtida.

As etapas de coleta de dados, processamento estatístico e armazenamento são operacionalizadas com soluções desenvolvidas pelo Instituto PS Marketing. Entre as soluções, destacam-se o módulo de coleta, que já conta com a grade de perfil a ser coletada e a rota da coleta; e, o banco de dados com processador estatístico e saídas para geração de relatórios.

Consultoria e Assessoria em Gestão e Marketing

Os serviços de consultoria e de assessoria oferecidos pelo Instituto PS Marketing estão centrados nos sistemas vitais da organização e compreende a adequação do organograma funcional, do fluxo da informação e do fluxograma operacional, de modo a permitir que o cliente tenha total controle sobre os processos das atividades fins.

O objetivo final consiste em promover a criatividade corporativa e a coesão administrativa, por meio da reorganização dos conhecimentos sobre o negócio como um todo e da reordenação das praxes mercadológicas.

Isso significa que o cliente deverá sentir-se seguro de que, ao fazer uso de um instrumental metodológico de cunho científico, sua organização tenderá ao empowerment da linguagem corporativa e, consequentemente, a um melhor posicionamento no mercado.

Entre os procedimentos adotados, visando maior otimização dos negócios, destacamos a necessidade de adequação dos seguintes processos de:

  • Modelagem da gestão organizacional;
  • Modelagem do organograma de funções;
  • Modelagem do fluxograma de ações (operacional) e do fluxo de informações;
  • Modelagem para projetos (técnicas de desenvolvimento, controle, planejamento e de feedback para redirecionamento);

Pesquisa Qualitativa

Em determinadas situações, a resposta para algumas questões que afetam o negócio do cliente não é obtida através da simples quantificação de pontos de vistas aferidos junto à população como um todo.

Nesse caso, faz-se necessário a pesquisa qualitativa, que é o estudo em profundidade de temas específicos realizada em grupos previamente selecionados. O moderador conduz uma dinâmica com o grupo e promove a troca de opinião sobre o tema em estudo.

Visa obter maior riqueza de detalhes sobre assuntos e escolhas, expondo as motivações por trás dos posicionamentos.

Tratamento de Dados

Recuperamos, por meio de tratamento estatístico, informações armazenadas em fichas, cadastros, formulários, questionários e demais.

Transformamos os dados da empresa em informação de qualidade, para que orientem ações de marketing e melhorem a comunicação e o atendimento.

Quem Somos

Quem Somos

Conheça a nossa história e faça parte dela.

O que fazemos

O que fazemos

Aumente a competitividade de sua empresa

Destaques

Shopping Center

Estudo de viabilidade econômica para expansão do Center Shopping, em Uberlândia-MG.

Mercado interno de couro

Demanda de consumo de couro voltado para o mercado brasileiro, onde o universo pesquisado foram...

Top of Mind Uberlândia

Uberlândia tornou-se a primeira cidade do interior do Brasil a realizar a pesquisa Top of Mind...