O que fazemos

Nossa especialidade é ouvir as pessoas e traduzir suas opiniões em diagnóstico preciso.

Em nossos estudos aferimos o que funciona e o que não funciona. Relatórios minuciosamente explicados embasam as orientações que oferecemos ao nosso cliente nas principais questões que afetam seu negócio.

Para melhor atender nossos clientes, oferecemos dois serviços básicos:

  • Pesquisas: elas oferecem uma leitura fidedigna da dinâmica social, bem como das tendências e potenciais de mercado e do clima organizacional, como comprovam os diagnósticos precisos dos mais diversos cenários e eventos estudados.
  • Consultoria e assessoria: aqui primeiro você aprende para depois incorporar aos seus processos organizacionais e procedimentos, métodos e técnicas testados e validados pelo Instituto PS Marketing.

Queremos que nossos clientes decidam com inteira confiança e que obtenham efetivas vantagens competitivas em seus mercados.

Também atuamos na esfera pedagógica, com a proposição de disseminar o conhecimento da metodologia de pesquisa e seu uso na organização, através de cursos e palestras.

Pesquisa de Mercado

O consumidor brasileiro mudou e tornou-se mais complexo. Nas últimas décadas, o aumento de renda da classe mais pobre fez com que grande parcela da população ascendesse ao mercado de consumo.

Os hábitos de consumo também mudaram. Hoje, novas tecnologias facilitam o acesso à internet, levando o consumidor a pesquisar mais antes de comprar. Mais que isso, o consumidor de hoje se preocupa com o meio ambiente e quer alternativas saudáveis.

Diante desse cenário altamente competitivo, desenvolvemos estudos de mercado para aferir demandas e avaliar produtos e serviços com o objetivo de identificar oportunidades que proporcionam vantagem competitiva para nossos clientes.

As pesquisas de demanda de mercado são aplicadas para:

  • Aferir demandas para produtos e serviços
  • Avaliar o grau de satisfação de clientes e fornecedores
  • Avaliar processos operacionais (campanhas, ações, serviços)
  • Avaliar setores, segmentos ou departamentos específicos
  • Avaliar campanhas publicitárias e endomarketing
  • Determinar aporte de investimento por setor ou produto

Pesquisa de Opinião Pública

É através de pesquisas de opinião pública que investigamos as atitudes, os comportamentos e as opiniões dos indivíduos, permitindo que conheçamos com precisão as tendências e posições dos diferentes segmentos sociais.

As pesquisas de opinião pública são utilizadas para:

  • Opiniões sobre temas diversos
  • Avaliação de governos
  • Aferir intenção de voto
  • Aferir audiência de veículos de comunicação
  • Aferir hábitos da população (leitura de jornais e revistas, acesso à Internet, entre outros).

Nossos estudos fornecem subsídio para criação de estratégias de comunicação e ações de marketing direcionadas para cada tipo de público.

Pesquisa de Clima Organizacional

A pesquisa de clima organizacional retrata de modo sintético a percepção coletiva que os funcionários têm da empresa, dos valores cultivados por ela, das políticas e procedimentos vigentes.

O estudo do clima organizacional se configura como um instrumento de apoio ao processo de tomada de decisão e de fomento à otimização dos processos organizacionais.

A pesquisa de clima organizacional é indicada para:

  • Medir o nível de comprometimento e engajamento dos colaboradores nos processos e nas estratégias da empresa
  • Promover ações que venham a reforçar os valores positivos da empresa, bem como implementar ações que corrijam os fatores negativos
  • Atuar diretamente em cada fator de avaliação culminando no aumento da produtividade e na eficácia organizacional

Nossa metodologia

Pela metodologia empregada pelo Instituto PS Marketing, o clima organizacional é aferido por meio de dois modelos de questionários, sendo um específico para o nível operacional e outro para o nível executivo. Cada modelo de questionário pode conter até uma centena de questões, compondo dez ou mais fatores de avaliação por nível de atuação.

Desse modo conseguimos retratar de modo sintético o que os funcionários (executivos e operacionais distintamente) pensam sobre a empresa e o que percebem dos valores cultivados por ela, das políticas e procedimentos vigentes e oferecer diretrizes objetivas para o RH.

É importante ressaltar que o projeto de clima organizacional deve ser desenvolvido em estreita sintonia com a Equipe de Gestão do Clima designada pelo Cliente.

A coleta de dados pode ser feita por meio do questionário impresso ou por via digital (através de templates).

O relatório é apresentado de modo consolidado (a empresa como um todo) e por setores, áreas e departamentos, desde que tenham mais de seis funcionários para que não haja risco de identificar os respondentes.

De modo geral, o projeto de clima organizacional compreende as seguintes etapas, que são executadas em conjunto com a Equipe de Gestão do Clima:
  • Construção e validação dos fatores de avaliação. Nessa etapa são trabalhados os questionários, com respectivo escopo, estrutura, conteúdo e leiaute.
  • Define os critérios de aplicação da pesquisa, bem como dos meios para divulgação interna da data da coleta e prazos para preenchimento dos questionários.
  • Aplicação dos questionários para o nível executivo e para o nível operacional simultaneamente, via Web ou impressos.
  • Mediante recebimento dos questionários devidamente preenchidos é feito o tratamento dos dados para processamento estatístico e geração de tabelas e gráficos. É nessa etapa que gráficos e tabelas são gerados levando-se em conta as variáveis, “nível de atuação do respondente”, “perfil social”, “perfil profissional” e “fatores de avaliação”.
  • É efetuada a análise dos resultados e a edição do relatório final completo, o qual pode ser desmembrado em relatórios executivos por diretoria. Para a análise dos resultados por diretoria, divisão, setor ou departamento, serão considerados os melhores e os piores desempenhos, face à média geral encontrada, de modo a instituir critérios de validação pertinentes ao momento presente da organização.
  • Planejamento da divulgação dos resultados por diretoria, por divisão, por setor e por departamento. Essa fase do projeto do clima é estratégica, pois é quando os resultados são apresentados para as respectivas áreas; e, mediante instalação de uma dinâmica com cada equipe, são coletadas sugestões de melhorias ou resoluções para os fatores.
  • Elaboração, consolidação e priorização dos planos de ação demandados por diretoria, por divisão, por setor e por departamento, diante do grau de complexidade inerente e investimentos requeridos;
  • Monitoramento da implantação dos planos de ação por diretoria, divisão, setor e departamento;
  • Reavaliação dos planos de ação implementados por diretoria, por divisão, por setor e por departamento, com respectivo redirecionamento diante dos resultados obtidos.

Consultoria e Assessoria em Gestão e Marketing

Para sobreviver e crescer numa economia global, as organizações precisam pensar globalmente e agir amparadas por métodos e técnicas consistentes.

Pensando nisso, o Instituto PS Marketing, através do serviço de consultoria e assessoria em gestão e marketing, oferece um conjunto de instrumentos para avaliar a dinâmica interna da organização e para implementar transformações nos processos de gestão, com segurança e ganhos perenes.

O instrumental metodológico empregado pelo Instituto PS Marketing tem o propósito de:

  • Instituir princípios metodológicos nos processos organizacionais;
  • Promover maior coesão administrativa e operacional;
  • Fortalecer de modo consistente a linguagem corporativa;
  • Fomentar o pensamento estratégico, a criatividade e a cultura de inovação;
  • Contribuir para um melhor posicionamento de mercado;
  • Obter vantagens competitivas sobre o mercado.

 

Quem Somos

Quem Somos

Conheça a nossa história e faça parte dela.

Como fazemos

Como fazemos

Saiba mais sobre nossa metodologia.

Destaques

Mercado Político

Participação em todos os pleitos eleitorais dos últimos 20 anos no Triângulo e Alto Paranaíba....

Top of Mind Uberlândia

Uberlândia tornou-se a primeira cidade do interior do Brasil a realizar a pesquisa Top of Mind...

Shopping Center

Estudo de viabilidade econômica para expansão do Center Shopping, em Uberlândia-MG.